domingo, 13 de dezembro de 2009

MOINHO ESTÁ INCORPORADO À HISTÓRIA DE GROSSOS-RN


O moinho está incorporado à história do município desde 1901, com a criação da primeira salina na até então (ainda) Ilha de Grossos, a salina Marisco. Em seguida surgiu a Salina Maranhão e no mesmo ano a Piabinha e a Salina Caenga. Com o crescente comércio do sal, houve a necessidade de recursos "modernos" para um maior bombeamento de água do mar para os reservatórios cristalizadores, que nessa época eram chamados de "baldes".

Foi então que alguém lembrou dos moinhos holandeses. Na Holanda havia muitos moinhos que tinham outras utilidades além de bombear água. Esses moinhos foram comprados, desmontados e transportados por navios e trem até a Salina Piabinha, onde em seguida era montado.

O principal moinho da Ilha de Grossos foi inaugurado na Salina Marisco, aproximadamente em 1905, pela Companhia de Comércio, Indústria e Navegação. Esse moinho foi montado pelos carpinteiros João Benedito, Joaquim Rodrigues, Francisco Borges e vários ajudantes.

O moinho ficou em atividade até meados dos anos 50, quando foi substituído por motores a diesel. Após sua substituição pelos motores, o moinho ficou sem utilidade, passando a ser apenas um monumento histórico para a cidade. Devido ao contato direto com as águas do mar e a falta de manutenção, o moinho foi se danificando, chegando a perder quase toda sua exuberância.

Em 2008 o atual prefeito, Veronilde Caetano, conseguiu junto ao Ministério do Turismo recursos para reconstruir o moinho holandês, que tem aproximadamente 15 metros de altura e 11 metros de diâmetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - COM 15 BLOGS E 1300 LINKS

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE